Jesus escolhe os doze

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mc 3,13-19

Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. Eles receberam autoridade para expulsar demônios. Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer "Filhos do Trovão"); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.
Comentário do Evangelho
Discipulos são enviados para
proclamar a Palavra e libertar
os possuídos por qualquer tipo
de opressão.

Jesus chamou seus primeiros discípulos "junto do mar", em Cafarnaum, onde se dão os primeiros conflitos com a sinagoga. Agora, sobe à "montanha" para consolidar o seu discipulado.
Conforme a tradição de Israel, foi na montanha que Deus estabeleceu sua aliança com Moisés e seu povo. Marcos identifica Jesus, agora, como o novo Moisés.
Dentre as multidões que seguem Jesus, aproximam-se dele os mais ousados, abertos para o novo. Dentre estes, ele procura identificar os mais disponíveis; deles espera maior fidelidade. Ele "chamou os que ele quis". Estes chamados "foram a ele". Afastaram-se da instituição judaica, da qual Jesus se distancia. Judas, depois, irá no caminho oposto.
Jesus "constitui" os Doze, desvinculado do Templo de Jerusalém. Jeroboão também tinha libertado os israelitas da realeza davídica, constituindo seus sacerdotes, à revelia do sacerdócio sadoquita centralizado no Templo.
Os Doze, permanecendo unidos a Jesus, são enviados para proclamar a Palavra e libertar os possuídos por qualquer tipo de opressão. Esta é a prática característica da missão.

Oração

Pai, apesar da minha fraqueza, sei que contas comigo para o serviço do teu Reino. Vem em meu auxílio, para que eu seja um instrumento útil em tuas mãos.
Fonte: www.paulinas.org.br

A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)

Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)

0 Comments: