Grupo de extermínio é desbaratado

domingo, 31 de janeiro de 2010

Castanhal - Quadrilha cometia assassinatos por encomenda e assaltos na região

Quatro integrantes de uma quadrilha de extermínio e assaltos foram presos ontem à noite em Castanhal, nordeste do Pará, pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil. Com os criminosos a policia apreendeu três revólveres calibre 38, várias munições, uma motocicleta modelo twister prata, placa JWC 2559, de Castanhal, e um pálio vermelho com placa HOZ 1045, de Santa Izabel. As prisões aconteceram por volta de 19 horas de ontem, no bairro de Jaderlândia, periferia de Castanhal, na casa de Ronilson Santos Souza, 19, o 'Nito', considerado o cabeça do grupo. Junto com ele foram presos José Zigomar Pereira Lima Filho, 21 anos, o 'Morcego' , natural de Castanhal, e considerado um dos mais frios e perigosos da quadrilha; Ronildo Santos Souza, 21, o 'Gago', irmão do 'Nito', também natural de Castanhal, e Antonio Rodrigues de Souza, 44, vulgo 'Casagrande'.

As prisões ocorreram depois que o Grupo de Combate ao Crime Organizado descobriu que 'Morcego' iria fazer uma troca de arma com o 'Nito'. Ronilson Souza havia escondido a arma de 'Morcego', enquanto este permaneceu escondido no distrito de Jambuaçu, município de São Francisco do Pará vizinho a Castanhal, em casa de parentes. José Zigomar trocou de arma com Ronilson depois de matar friamente um desafeto conhecido como 'Romarinho' com quatro tiros na cabeça, na madrugada de sábado, 23.

'Conseguimos investigar o grupo e descobrimos a frieza com que eles comentam os crimes e mostram a crueldade com que matam, como o crime de sexta feira, quando o 'Morcego' executou à queima-roupa com quatro tiros na cabeça um homem apenas por ser desafeto, mas eles faziam isso também a mando de traficantes por pagamento em dinheiro para adquirir bens', contou o delegado Alberto Teixeira, de Castanhal. Com as investigações, a polícia descobriu que havia mais duas mortes encomendadas por traficantes, que deveriam ser cumpridas ainda esta semana por 'Morcego'.

Segundo a polícia, o grupo é acusado de vários homicídios e assaltos em Castanhal. Os quatro serão processados por esses crimes, além de porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Os criminosos estavam sendo investigados já há alguns meses. A polícia afirma ainda que o grupo de extermínio assaltava em toda a região nordeste do Estado e acredita que eles serão reconhecidos por várias vítimas, pela prática de outros crimes. A ação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil em Castanhal foi comanda pelo delegado Alberto Teixeira, auxiliado pelo chefe de operações, Edilson Filgueira, e os investigaores Munhoz, Olímpio e Leonardo.

0 Comments: