domingo, 14 de fevereiro de 2010

Anunciar o Evangelho não é um título de glória para mim; ao contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!
São Paulo






Ano C
Dia: 14/02/2010
Felizes são vocês...
Lc 6, 17.20-26

Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judéia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Jesus olhou para os seus discípulos e disse:

- Felizes são vocês, os pobres,
pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome,
pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram,
pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos,
pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo,
pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo,
pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.

Comentário do Evangelho
Felizes os pobres, porque deles
é o Reino dos Céus.

Enquanto Mateus apresenta a proclamação das bem-aventuranças bem no início do ministério de Jesus, na Galileia, logo após o chamado dos quatro primeiros discípulos, em Lucas esta proclamação é situada após alguns milagres, atritos com os fariseus, o chamado de Mateus e a escolha dos Doze apóstolos. Em Mateus a proclamação se faz no alto de uma montanha, apenas ao grupo de discípulos, e é dirigida a "eles". Em Lucas ela é feita em um lugar baixo e plano, aos discípulos e a uma grande multidão, sendo dirigida a "vós". Em Mateus as bem-aventuranças referem-se a disposições morais dos ouvintes, tendo em vista construir relações exemplares nas comunidades.
Temos quatro bem-aventuranças que não estão em Lucas (mansidão, misericórdia, pureza de coração e promoção da paz). Estas se relacionam com categorias da tradição profética de Israel. Mateus as introduz em razão de sua comunidade de origem hebreia. As quatro bem-aventuranças de Lucas exprimem situações objetivas de exclusão: pobreza, fome, lágrimas e perseguições. Elas estão mais próximas das fontes da tradição. Os pobres são os destinatários das bem--aventuranças. Eles são as vítimas da sociedade exploradora e excludente. São famintos e aflitos. A sua situação de dependência estrutural dos ricos e poderosos faz com que eles vivam na insegurança do dia a dia, passando frequentes necessidades, na angústia. A sua bem-aventurança decorre do encontro com o amor regenerador da vida, em Jesus. E, também, da esperança da transformação de suas vidas, integradas em uma nova sociedade.
A pobreza da bem-aventurança é a pobreza assumida em razão da libertação das seduções do dinheiro, da sociedade consumista. Os ricos são os beneficiários de tal tipo de sociedade.
Uma das características do Evangelho de Lucas é a denúncia da divisão socioeconômica entre pobreza e riqueza. Assim, às quatro bem-aventuranças dos pobres ele acrescenta os quatro "ais" dirigidos aos ricos.
Viver as bem-aventuranças é ser como a árvore viçosa à beira d'água (primeira leitura), é participar já da vida eterna (ressurreição - segunda leitura) presente em Jesus desde seu nascimento.
Oração

Espírito de autenticidade, move-me sempre a assumir a verdadeira atitude de discípulo, que centra sua vida no projeto do Pai, e só por ele será recompensado.

Fonte:www.paulinas.org.br

A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."

0 Comments: